Se você viajar para países onde o café é a bebida preferida, verá que os paladares variam muito. Apesar de já termos muitos desses exemplos a nossa disposição nas cafeterias mais especializadas, dá uma olhada nos tipos de cafés mais comuns nos países seguintes:
França - a torrefação escura chamada, adequadamente, de french roast (café francês), é muito popular. Há até um método próprio de fazer a bebida, a prensa francesa (foto acima), à venda em lojas especializadas.
Estados Unidos - a maioria dos americanos ainda prefere a torra clara. Mas com a popularidade da Starbucks, a torra muito escura está se tornando mais comum. Os americanos geralmente apreciam seu café com creme (intermediário entre creme de leite e leite integral) e açúcar. Muitos deles também tomam café gelado, inclusive crianças / adolescentes.
Áustria - a torrefação vienense é uma mistura de dois terços de grãos de torra escura com um terço de grãos de torra média.
Itália - a Itália é a casa do espresso, que é o café feito através da pressão do vapor d'água nos grãos de torra escura finamente moídos. Foi lá que Howard Schultz teve inspiração para fundar, nos EUA, o que viria a ser a maior rede de cafés especiais do mundo (Starbucks).
Turquia - um provérbio turco diz que o café é "preto como o inferno, forte como a morte, doce como o amor". O café turco é moído muito finamente (mais do que o expresso) e é coado em pequenos bules chamados ibriks ou cezves. Tem um sabor bem forte e os turcos (alguns, pelo menos) podem ler sua história a partir da borra deixada na xícara!!
Cuba - extremamente forte, não é bebericado - é tomado num único gole, como a tequila. Nos restaurantes, o café cubano é servido ao final da refeição em minúsculas tacitas, copos menores do que uma demitasse ou xícara de café.
Fonte: How Stuff Works
Nenhum comentário:
Postar um comentário