Help those suffering in the Horn of Africa

14 outubro 2010

Fast food Sustentável?


O restaurante Burgerville, dos EUA, faz fast food: hamburgueres, fritas, etc. Mas tem um diferencial inusitado: só usa produtos locais (encorajando o comércio da região que atua e diminuindo sua pegada ecológica), recicla o óleo usado em suas frituras e o transforma em biodiesel, seus fornecedores de carne não usam antibióticos/hormônios na criação, dentre outras iniciativas.

Eles também lançam itens de oferta limitada, respeitando a sazonalidade inerente aos produtos vegetais, que têm um gosto melhor e são mais baratos e frescos em sua "época". Enquanto as outras cadeias de fast food vão oferecer sempre o mesmo produto, o ano inteiro, não interessa de onde ele venha (contanto que venha), e também não interessa também se o sabor foi comprometido, ou se está congelado há vários meses.

Essa é uma iniciativa (obviamente que tem seus fins comerciais, dada a nova "onda" sustentável, "locavore", que está pegando nos EUA) que merece ser aplaudida, pois fortalece os fazendeiros da região desses estabelecimentos, e ao mesmo tempo incentiva o consumo responsável.

Um comentário: