A Associação ”Código Comum da Comunidade Cafeeira” (4C) é uma organização internacional que visa promover a sustentabilidade de todo o setor cafeeiro. Os cafeicultores, exportadores, torrefatores, o comércio varejista, organizações não-governamentais, sindicatos, associações e governos de todo o mundo reuniram-se com o objetivo de promover gradativamente a sustentabilidade social, ecológica e econômica de todo o setor cafeeiro. A responsabilidade, então, está distribuída entre os diferentes atores ao longo da cadeia de produção e agregação de valor. Brilhante!
Os membros de 4C comprometem-se a não adotar formas do uso de mão-de-obra infantil, desmatamento das florestas tropicais, práticas não sustentáveis de cultivo, e por aí vai. Os princípios e critérios da Associação 4C permitem uma avaliação da própria situação: de forma semelhante a uma instrução de uso, o padrão 4C mostra aos produtores em que aspectos estes podem melhorar sua atuação e incrementar a sustentabilidade do seu trabalho.
Em muitos casos, os produtores não dispõem de conhecimentos sobre métodos melhores, motivo pelo qual a Iniciativa 4C lhes proporciona o acesso a uma grande base de dados de conhecimento e a uma rede de peritos, assim como a oportunidade de participar de medidas de treinamento e formação profissional. Dessa forma, os cafeicultores em todo o mundo (a maioria situada em países em desenvolvimento) recebem apoio direcionado à melhoria contínua do cultivo e do processamento dos grãos de café. Isso não somente reverte em benefício de suas famílias, dos trabalhadores e do meio ambiente; o uso de práticas apropriadas
e a maior eficiência também asseguram, no longo prazo, a produção de um café de primeira qualidade, e a garantia de terra boa e fértil por um bom tempo!
Os produtores seguem o código de conduta e as regras de participação do 4C. As empresas cafeeiras, por sua vez, financiam medidas de treinamento (mecanismos de suporte) para os produtores ou realizam elas mesmas projetos destinados a apoiar os cafeicultores na adoção de práticas sustentáveis.
E olha que progresso: A Nestlé do México já acaba de se comprometer, e pretende ter 100% de seu café comprado diretamente, vindo de fontes certificadas pelo 4C. Este colume é estimado a 180 toneladas de café verde por ano. Isso é um incentivo enorme aos produtores do México a seguir práticas sustentáveis, que vão beneficiar suas famílias,sua comunidade e o meio ambiente. Bela iniciativa da Nestlé. Que mais companhias sigam o seu exemplo daqui pra frente. A tendência é só melhorar!
Fonte: 4C Coffee Association Organization
Nenhum comentário:
Postar um comentário