21 outubro 2010
Como parar de "comer" o planeta
Pra você que gostou do último post. A gente às vezes nem percebe o que comemos, pois a comida hoje em dia tende a ser barata e abundante. Mas nossa indústria de alimentos usa bastante combustível e portanto quando o preço petróleo aumenta, o preço dos alimentos costuma crescer também.
Nós sempre lembramos de usar lâmpadas que salvam energia, dirigir menos, desligar ar condicionado, etc, mas nossa pegada de carbono também é dependente dos nossos hábitos alimentares. Atitudes simples como as abaixo (algumas já comentadas neste blog) ajudam a reduzir essa pegada:
Evitar alimentos processados congelados (é conveniente, porém já imaginou o quanto de energia é gasto no transporte e armazenamento desses itens? Sem mencionar o lixo produzido pelas embalagens.
Comprar produtos locais - Perceba que as vezes comemos coisas que andaram o mundo inteiro pra chegar até a gente. Era realmente necessário? Ou temos alguém na esquina que produz tais itens? A não ser que estejamos falando de cerejas anãs albinas criadas por pastores da Moldávia, (ou coisas do gênero) - quase tudo dá pra achar por aqui certo? Toda caloria de uma cenoura da África da Sul gastou 66 calorias de energia (Combustível) pra chegar no Reino Unido. Além de fortalecer a economia de onde você vive, o Locavorismo (comer produtos locais) vai te fornecer produtos mais frescos e saborosos.
Produza sua própria comida. Sim, nem todos nós moramos no campo. Mas podemos, pelo menos, plantar tomates cereja num vaso, pra evitar comprar os convencionais, cheio de pesticidas. Um começo.
Compre produtos orgânicos. Eles usam métodos naturais da agricultura. Agricultura convencional, por outro lado, usa fertilizantes artificiais que são baseados em nitrogênio, que usam volumes consideráveis de combustíveis fósseis.
Coma o que está na época. Não adianta querer morango o ano inteiro, ele vai ter gosto de nada. Lembre-se que comprar alimentos fora da estação significa transportá-los por longas distâncias e/ou usar muita energia pra produzir luz/calor artificial.
Coma menos carne. Criações de animais são responsáveis por mais ou menos 18% das emissões de gases do efeito estufa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário