Help those suffering in the Horn of Africa

30 novembro 2010

Os 10 alimentos mais perigosos, agora segundo a Anvisa

Um estudo divulgado este ano pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), listou, em ordem decrescente de perigo, os alimentos mais perigosos (em termos de resíduos de agrotóxicos): pimentão (80,0%),
uva (56,40%),
pepino (54,80%),
morango (50,80%),
couve (44,20%),
abacaxi (44,10%),
mamão (38,80%),
alface (38,40%),
tomate (32,60%)
beterraba (32,00%).
Já publiquei aqui nesse blog um estudo semelhante feito para os produtos à venda nos EUA, mas o do Brasil agora merece nossa atenção.

A própria agência notou que chama a atenção a grande quantidade de amostras de pepino e pimentão contaminadas com endossulfan, de cebola e cenoura contaminados com acefato e pimentão, tomate, alface e cebola contaminados com metamidofós. Além de serem proibidas em vários países do mundo, essas três substâncias já começaram a ser reavaliadas pela Anvisa e tiveram indicação de banimento do Brasil.


A alternativa eficaz para evitar pesticidas é consumir orgânicos. Mas nem sempre isso é possível – já que esses vegetais costumam ser mais caros e não são encontrados em quantidade suficiente em todas as cidades. Por isso, uma solução intermediária é tentar eliminar os resíduos de agrotóxicos, quando possível, tomando medidas como lavar bem, tirar a casca, comprar alimentos verdes (pois os maduros podem ter recebido uma dose extra de agrotóxicos), dentre outras..

Fonte: Notas Verdes

Um comentário:

  1. Olá J

    Obrigada pela visita ao Sustentabilidade é Acção e pelo simpático comentário :)

    E parabéns pelo seu blogue: gostei e já sou seguidora :)

    Um abraço

    ResponderExcluir