Help those suffering in the Horn of Africa

19 setembro 2010

925 milhões sofrendo de fome crônica no mundo.


No dia 14 de setembro, a FAO (ONU) publicou que o número de pessoas que passam fome no mundo diminuiu, porém, permanece altamente inaceitável. 925 milhões de pessoas vão sofrer fome crônica em 2010 (98 milhões a menos que o 1,023 bilhão reportado em 2009). O diretor da FAO disse que a fome continua a ser a maior e mais escandalosa tragédia do mundo - uma criança morre de subnutrição a cada 6 segundos.

Triste né? E chocante. 925 milhões de pessoas é MUITA GENTE. Apesar desse número ter diminuído, em decorrência do crescimento econômico de países em desenvolvimento, a tendência agora é pessimista novamente, visto que os preços dos alimentos podem ter uma alta este ano, devido, principalmente à crise de suprimento de trigo na Rússia, que vetou suas exportações deste produto. Assunto pra outro post.

Em 2000, a ONU estabeleceu os 8 objetivos do milênio, dentre os quais estava diminuir a proporção da população mundial de 20% para 10% até 2015. Porém, a proporção atualmente está em 16%, a 5 anos do prazo final..

A fome é um problema estrutural. O fato do número de pessoas com fome em alguns países aumentar, mesmo com relativo desenvolvimento econômico, comprova isso.

Alguns outros fatos interessante do release da FAO:
  • 2/3 das crianças subnutridas do mundo, que podem vir a morrer em consequência disso, estão concentradas em apenas 7 países: Bangladesh, China, Congo, Etiópia, Índia, Indonésia e Paquistão.
  • A proporção de pessoas subnutridas permanece a mais alta na África subsaariana (região do continente ao sul do Deserto do Saara) - 30%, ou 239 milhões de pessoas.
  • Na América Latina, o Caribe, a Guiana, Jamaica e Nicarágua já atingiram o objetivo dos Millenium Goals, e o Brasil está quase lá.

Mas o que fazer pra tentar melhorar estes números?

Um paper da OXFAM (um grupo de ONGs que lutam contra a pobreza e injustiça) sugere ações que podem ajudar os MDG (objetivos do milênio para o desenvolvimento) da ONU. Algumas delas são:

  • A curto prazo, prover assistência pra quem já é subnutrido, através de programas de nutrição e assistência alimentar;
  • A longo prazo, fortalecer a resiliência e capacidade da população de produzir alimentos.
  • Regulamentar os mercados de commodities de alimentos - para evitar especulação e volatilidade dos preços nos bens essenciais;
  • Priorizar ações baseadas na infra-estrutura existente, evitando a criação de novos mecanismos que vão fragmentar esforços para reduzir a fome.
A agência recomenda ainda ações específicas para os países desenvolvidos e para os em desenvolvimento.

O tempo está correndo, e corre-se o risco de não se atingir os objetivos estabelecidos 10 anos atrás, com o envolvimento e consentimento dos principais países e dos representantes responsáveis de cada um deles. É hora de acelerar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário