Help those suffering in the Horn of Africa

18 novembro 2010

"Climate-Smart" Agriculture

        
         Estimativas mostram que a população mundial vai crescer dos atuais 6.7 bilhoes para 9 bilhoes até 2050, com o maior crescimento ocorrendo no sul da Ásia e na África Subsaariana, regiões de extrema pobreza. A FAO estima que alimentar a população mundial vai exigir um crescimento de 70% no total da produção agrícola atual.
         Tendo em vista este cenário, a FAO publicou o estudo "Climate-Smart Agriculture", onde discorre sobre os 10 pontos abaixo, considerados essenciais para um suprimento de alimentos seguro para a população que está por vir.


1) A agricultura nos países em desenvolvimento devem passar por uma transformação significante para conseguir lidar com os desafios da segurança alimentar e mudanças climáticas.
2) Práticas eficientes em relação ao clima já existem e podem ser implementadas em sistemas agrícolas de países em desenvolvimento
3) Adotar uma abordagem ecosistemática, trabalhar de acordo com a região e assegurar a cooperação e coordenação inter-setorial é crucial para respostas às mudanças climáticas.
4) Investimentos razoáveis são necessários para suprir dados e conhecimentos para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, metodologias;  e conservação e produção de variedades e cruzamentos.
5) Apoio institucional e financeiro vai ser necessário para possibilitar a milhares de pequenos produtores para fazer a transição para  a "climate-smart agriculture"
6) Fortalecer as capacidades institucionais será necessário para melhorar a disseminação de informação e coordenação de grandes áreas e números de fazendeiros.
7) Uma maior consistência entre políticas de agricultura, segurança alimentar e mudanças climáticas deve ser buscada em níveis nacional, regional e internacional.
8) Os financiamentos disponíveis hoje em dia são insuficientes para lidar com os desafios de mudança climática e segurança alimentar enfrentados pelo setor agrícola atualmente.
9) Financiamento do setor público e privado devem ser sinergisticamente combinados para satisfazer os requerimentos do setor agrícola.
10) Mecanismos de financiamento vão ter que levar em consideração fatores específicos de cada setor.

Leia a publicação em sua íntegra (em inglês) aqui.

Fonte: FAO

Nenhum comentário:

Postar um comentário