Help those suffering in the Horn of Africa

23 setembro 2010

Curiosidade: você sabe como são feitos os cereais de milho?


Quando come uma tigela de "corn flakes' no café da manhã, alguma vez você já parou pra pensar como o milho chegou até aquela forma?
Assisti um programa (O Laboratório Gastronômico de Jimmy, no GNT) que mostra exatamente como isso acontece. Primeiro todos os nutrientes e vitaminas do milho são removidos, para depois serem adicionados artificialmente novamente por meios indutriais. Do contrário, os flocos de milho seriam inviáveis, pois estragariam muito rápido. Porque, o que faz o alimento se deteriorar mais rápido, são justamente seus nutrientes.

Bom, eles sao feitos de milho, e isso tudo mundo sabe. Grãos de milhos secos
têm seu farelo, germe e cascas removidos por métodos bem complicados se tentarmos fazer em casa. A indústria faz isso em minutos. Então fica-se somente com o amido de milho, que é praticamente sem sabor, e coloca-se este amido para cozinhar em pressão, por 90 minutos, mas com xarope de malte para adicionar algum sabor.

Depois de quase 2 horas,os graozinhos ficam inchados, e sao colocados em secadores para eliminar toda a água. Então, passa-se o milho em uma prensa para tomarem o formato de flocos, que é o que conhecemos, e depois são tostados.

Como removemos as vitaminas, agora é hora de adicioná-las de volta, juntamente com sal e açúcar para dar mais sabor. Então faz-se uma poçãozinha de vitamina B com água e sal,e ferro, etc (coisas que você vê anunciadas na embalagem), e espalha-se nos flocos essa mistura para que eles se tornem vitaminados!

E voilá! Temos os famosos flocos de milho prontos... Dá trabalho né? Tem certas coisas que é melhor comprar pronto mesmo! :-)

Quem inventou isso? No sanatório de John Harvey Kellogg, em Battle Creek, Michigan, EUA, o irmão de John, Will Keith, esqueceu no forno uma maçaroca de milho que seria servida aos pacientes. Como eles não podiam se dar o luxo de perder quilos de milho, John e Will tomaram a massa e passaram-na num rolo. O milho endurecido, porém, quebrou-se em mil pedacinhos. John ficou maravilhado com os flocos de milho – corn flakes em inglês. “Isso cairá bem no desjejum”, comentou. Era 14 de abril de 1894, e dali em diante os cafés-da-manhã do mundo inteiro não seriam mais os mesmos.

Fonte: da invenção, a Super Interessante.
do modo de fazer, o Laboratório de Jimmy

Nenhum comentário:

Postar um comentário