Help those suffering in the Horn of Africa

08 setembro 2010

Qual a nossa pegada ecológica?


Ou melhor, pra começar, sabem o que é pegada ecológica (Ecological Footprint)?
A melhor resposta, na minha opinião, é a que está no site da WWF: A Pegada Ecológica de um país, de uma cidade ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam seus estilos de vida. Em outras palavras, trata-se de traduzir, em hectares (ha), a extensão de território que uma pessoa ou toda uma sociedade “utiliza” , em média, para se sustentar.
O site da WWF ainda tem um teste pra ver qual a sua pegada. O meu resultado ficou bem feio... precisaríamos de 3 planetas pra dar conta se todos tivessem o mesmo estilo de vida que eu tenho. E olha que nem carro eu uso!! Mas há dicas no site de como diminuir o tamanho da pegada! Vamos tentar né! :-)

4 comentários:

  1. Ju, o meu resultado deu a mesma coisa... e olha que achei que estivesse contribuindo até que razoavelmente... Isso mostra o quanto a gente não presta atenção em coisas simples... Parabéns pelo blog, amiga! É realmente bastante informativo! Bjos Gabi

    ResponderExcluir
  2. "Se cada pessoa no planeta adotasse o meu estilo de vida, seriam necessárias 3 Terras para suprir as necessidades da humanidade..."
    Obs.: Ainda bem que temos o Lula como presidente, que condena os pobres a serem cada vez mais pobres e não terem nem mesmo a condição de beber água potável, o que faz com que eu tenha uma folga para consumir a "terra" por 2 ou 3 vezes o que essas pessoas consomem.

    ResponderExcluir
  3. Hahahha interessante ponto de vista. porém temos que realmente pensar no nosso impacto e do possível impacto que cada um dessa massa enorme de pessoas da India, China e mesmo África vão gerar quando passarem a consumir mais. Dá medo só de pensar.

    ResponderExcluir
  4. Dá medo mesmo... O meu deu o mesmo resultado... e olha que moro em um apto de 50m2, usamos lâmpadas frias, não temos ar condicionado, eu não uso carro, reciclamos até rolo de papel higiênico... Poxa!!! :( Decepcionante... rs

    ResponderExcluir