Help those suffering in the Horn of Africa

06 janeiro 2011

Jacu Bird Coffee - excremento de JACU!!

Bom, na onda de cafés bizarros, além do café originário das fezes da Civeta (último post), também temos o brasileiro Jacu Bird Coffee, feito a partir das fezes do pássaro , e que ganhou o selo de segundo mais exótico do mundo e será representante do Brasil nas Olimpíadas de 2014. O quilo da iguaria custa R$ 272!



O Jacu Bird Coffee é feito a partir dos grãos comidos e expelidos pelo pássaro de mesmo nome na Fazenda Camocim (ES). O processo é natural - os jacus não são presos em cativeiro, segundo o dono da propriedade,  e a fazenda os atrai por estar localizado entre o Parque Pedra Azul, o Parque do Caparaó e o Pico da Bandeira. E ainda, para não espantar o pássaro, a fazenda desenvolveu um sistema de agrofloresta, que garante um lugar silencioso, sem mecanização e com pouca gente trabalhando (cerca de 10 funcionários). Nos 300 hectares  da fazenda são criados soltos cerca de 150 jacus que, por estar em extinção, não podem ser reproduzidos em cativeiro. 

O dono da propriedade teve a idéia há cerca de três anos, ao voltar de um passeio às ilhas da Indonésia, e resolveu atacar o problema do excesso de jacus na fazenda, que exterminavam os pés de café, de maneira criativa. Como o pássaro é bem grande, ele descreve que era um cenário assustador ver mais de 100 jacus se apoderando dos pés de café. A gente fica espiando de longe e depois vai lá colher o café que eles ‘fizeram’.  Incrivelmente, eles escolhem os melhores grãos, que saem inteiros nas fezes, mas com menos acidez.

Ao todo, são fabricadas apenas 12 sacas de 60kg de café por ano. 


Fonte: Revista Cafeicultura

Um comentário:

  1. Isso é maravilhoso demais!!!!!!!!!!!!
    Ao ler isso me faz lembrar de como a natureza é perfeita, DEUS É PERFEITO E SÁBIO, Nós seres humanos que fazemos tudo errado e aí vem a natureza e nos essa aula de convivência.
    Parabéns ao dono dessa fazenda e de sua bela iniciativa.
    Gilma Botelho-RJ

    ResponderExcluir