Help those suffering in the Horn of Africa

08 novembro 2010

A verdade sobre o hamburguer que não apodrece

          O blogueiro / jornalista J. Kenji, do Serious Eats, resolveu tirar à prova a teoria de que os hamburgueres do Mc Donalds não apodrecem. Todos nós já ouvimos falar de pelo menos um dos experimentos nos quais combos do Mc são deixados intocados por vários meses e não apodrecem, - apenas encolhem um pouquinho..
Bem, acontece que essa não é uma característica apenas dos hamburgueres do Mc... qualquer hamburguer ia reagir dessa maneira mesmo.

        Para fazer isso, o jornalista testou a sua amostra mas também com um controle (hamburguer feito de carne, apenas carne, por ele mesmo), em todas a opções abaixo:


Amostra 1: Um hambúrguer normal do McDonald's deixado fora da embalagem, em um prato ao ar livre.
Amostra 2: Um hambúrguer comum feito com carne moída natural, com as mesmas dimensões do hambúrguer do McDonald's, em um pão de hambúrguer comprado
Amostra 3: Um hambúrguer normal de carne moída natural num pão do McDonald's.
Amostra 4: Um hambúrguer do McDonald's em pão comprado.
Amostra 5: Um hambúrguer normal do McDonald's mantido na embalagem.
Amostra 6: Um hambúrguer do McDonald's feito sem sal, deixado ao ar livre.
Amostra 7: Um Quarter Pounder (hambúrguer maior) do McDonald, deixado ao ar livre.
Amostra 8: Um hambúrguer natural feito em casa com as dimensões do Quarter Pounder.
Amostra 9: Um McDonald's Angus Third Pounder (um hambúrguer maior ainda), deixado ao ar livre.

 Todo dia ele pesava cada uma das amostras,  checava indícios de mofo ou de outro tipo de deterioração, sem ter contato direto com os hamburgueres. 30 dias depois, o fato é que nenhum dos dois tipos de hamburguer apodreceram! E ainda mais interessante, o hamburguer feito sem sal também não apodreceu, descartando a hipótese de que o sal que conservaria o produto por mais tempo.

        Os únicos que apresentaram algum sinalzinho de deterioração foram o hamburguer feito em casa e o quarter pound. Por que? Tinham tamanho maior do que os demais, levando mais tempo pra desidratar, portanto dando maior chance à criacão de mofo/bolor. O hamburguer mais fino nao apodrece porque tem uma área de superfície relativamente grande à sua espessura, permitindo à agua evaporar bem mais rápido.

        Bom, agora não se pode culpar o Mc por essa coisa estranha da comida deles não estragar. Lógico que tem ativistas achando 1000 razões para se evitar comer lá. Mas a alegação acima já não procede.

Fonte: Serious Eats

Nenhum comentário:

Postar um comentário