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21 dezembro 2010

Nespresso e Espresso


Hoje vou falar sobre Espresso. E sobre a Nespresso.

A palavra espresso vem do italiano "esprimere", que significa exprimir. Um verdadeiro espresso é, portanto, a expressão, a alma do café. O creme (que fica em cima do espresso, resultado da extração), é uma proteção do café, impedindo a fuga dos aromas mais voláteis (notas florais, por exemplo). Para avaliar a qualidade do creme, pode-se fazer o teste do açúcar, colocando uma colher de açúcar sobre o creme, sem mexer. Um bom creme vai reter o açúcar durante um determinado período de tempo antes de ser atravessado, criando um orifício de forma cónica. Um creme perfeito é capaz de reter o açúcar durante 8 a 10 segundos.

A Nespresso, subsidiária da Nestlé, se especializou na comercialização de máquinas e de cápsulas de café com um diferencial. A empresa afirma que suas máquinas reproduzem todo o ritual da extração do espresso em seus equipamentos. Isso se dá pelo sistema de cápsulas, onde há a quantidade exata de café moído, revestidas por uma película protetora, e externamente pelo alumínio (produto que permite a posterior reciclagem). Este revestimento protetor impede que o café entre em contato com o alumínio e preserva suas propriedades por 9 meses. A empresa disponibiliza blends classificados de acordo com a intensidade (1 a 10), em cápsulas diferenciadas pela cor. Sendo assim, dá a opção do cliente variar o corpo, aroma e intensidade do seu cafezinho de acordo com seu gosto..

Minha opinião: a Nespresso é excelente, realmente a pressão exata de 19 bar e a consistência da qualidade da máquina fazem valer a pena sua aquisição. Porém, não devemos nos "render" a ela.. Tem dia que tudo que queremos é um café de coador... ou na cafeteira italiana... ou na prensa francesa.. Ou um espresso bem tirado por um barista, na sua cafeteria preferida. Assim, não deixamos de provar as variações deliciosas que essa bebia oferece. 

Em tempo: o Programa AAA Sustainability Quality é um exemplo a ser seguido. Segundo a empresa, apenas 1% do café mundial satisfaz os requisitos dos grand crus da marca. Então, nos últimos 6 anos, a Nespresso tem trabalhado com a Rainforest Alliance e membros do Sustainable Agriculture Network para implementar o programa de qualidade de sustentabilidade da marca. Ele almeja garantir a produção desses cafés superiores de maneira sustentável e que  beneficie as comunidades de produtores, assegurando o fornecimento a longo prazo dos café mais raros do mundo.
A empresa anunciou que, até 2013, pretende comprar 80% do café utilizado em seus grand crus diretamente de produtores certificados pelo programa. Ponto pra Nespresso.

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