Help those suffering in the Horn of Africa

15 dezembro 2010

Carne ilegal - até quando?

     
Como muitos devem saber, está acontecendo a  COP-16, Conferência do Clima, em Cancún, no México. Não comentei sobre ela por aqui ainda porque na minha opinião ainda não saiu nada de proveitoso, e se fosse falar eu iria criticar. Portanto vamos dar uma chance,  e esperar por boas notícias..

 Mas merece menção aqui os comentários do ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, nesse evento, onde afirmou que o desmatamento na Amazônia caiu praticamente pela metade nos últimos dois anos, graças aos esforços direcionados contra o "boi pirata", e o foco agora seria colocar em prática o protocolo da carne legal, que retira dos supermercados carnes provenientes de fazendas que invadem e desmatam para criar pastagens.

Sendo a pecuária a maior causa de desmatamento na região, esse passo reduziria razoavelmente o efetivo de terras desmatadas para este fim. Mas, segundo o ex-ministro, o protocolo indicava que, em um ano, iríamos tirar da prateleira a carne de origem ilegal. Esse prazo já venceu, mas os produtores de carne estão pedindo um adiamento. Estão querendo postergar mais um ano alegando uma série de dificuldades.

Minc aindou comentou e destacou que a agricultura brasileira dobrou de produção aumentando 6% a área plantada nos últimos 15 anos, o que prova que a produtividade aumentou sem gerar uma expansãoa grícola significativa. A atual meta do governo é reduzir o desmatamento da Amazônia em 80% até 2020. O processo está acelerado, os números atuais correspondem aos previstos para 2015.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário