Help those suffering in the Horn of Africa

29 setembro 2010

A volta da sinergia nas fazendas - por Michael Pollan

Tá aí uma entrevista (em inglês) com o mestre, Michael Pollan. Intrigado pelas coisas estranhas que andava encontrando à venda nos supermercados, e curioso para rastrear de onde vinham partes de sua refeição, ele publicou alguns dos melhores livros disponíveis sobre o assunto (O dilema do Onívoro, Food Rules).

O autor, em seu livro, Food Rules, diz o seguinte: Eat Food. Not to much. Mostly plants. A maioria das coisas que vemos hoje para vender como sendo "comida", são na verdade semelhantes a comida. Não é comida de verdade. A maioria de nossas escolhas sao impostas por corporações e suas estratégias de marketing, engenheiros de alimentos / inovadores, políticas governamentais de preços de commodities. Cada um desses fatores interfere, pesadamente, no que vai estar disponível pra você no mercado. E no preço de cada coisa. Quando você for capaz de distinguir comida de verdade dessas várias opções, você estará bem.

Pollan ainda é carnívoro, porém, não come carne criada em confinamento nas CAFOs norte americanas. Ele diz que não consegue, depois de tudo que presenciou para fazer o livro. Ele come carne de fazendas pequenas, de boi de pasto, produtos que são mais caros e menos disponíveis. Por isso come menos carne hoje em dia. Ainda come, porém sabe a procedência.

Uma opinião dele que eu concordo em gênero, número e grau é a volta da sinergia entre animais e plantações nas fazendas. Hoje em dia, ou as fazendas são exclusivamente de plantações, ou exclusivamente de animais. Antigamente, o sistema elegante de deixar o esterco dos animais nutrir as plantações, e deixar as plantações alimentarem os animais, funcionava muitíssimo bem. Ao eliminarmos esse sistema, temos dois problemas: 1) déficit nutricional na fazenda (forçando o agricultor a usar fertilizantes a base de nitrogênio), e 2) poluição causada pelos lagos de esterco de animais em confinamento. Em um sistema em sinergia, esse esterco seria destinado a ser fertilizante das plantas. Teríamos tão menos problemas se todas as fazendas usassem esse modelo...

Mas você pode votar. Votar com seu garfo, 3 vezes ao dia. Pollan lembra que mesmo se você fizer uma opção mais ética por dia, já ajuda imensamente a tornar o mundo em que vivemos melhor. E não estou exagerando. é a pura verdade.



Fonte: Revista Time

Nenhum comentário:

Postar um comentário