Help those suffering in the Horn of Africa

01 setembro 2010

A revolução da comida


Oi pessoal, ando sumida ultimamente porque estava de férias. Agora voltei cheia de coisa pra escrever!
Vocês por acaso assistiram o programa do Jamie Oliver : Food Revolution (a revolução da comida, que está indo ao ar no GNT aqui no Brasil)? É muito interessante. Lógico que é editado de maneira a provocar um choque nos telespectadores, afinal de contas a audiência é importante, mas as causas que levaram o programa a existir são intrigantes.
Jamie mostra sua experiência em uma cidade americana(Huttington, West Virginia), conhecida como a cidade menos saudável de lá. Logicamente enfrentou resistência da população, que o achou pretensioso demais para sair da Inglaterra e se alojar em sua cidade para lhes dizer o que devem comer. Mas o problema é que a maioria da população está com sobrepeso e morrendo de doenças relativas à obesidade, e Jamie resolveu então começar pelas crianças: mudando a merenda escolar.
Num dos episódios mais interessantes até agora, ele mostra às crianças como são feitos alguns nuggets de frango (item presente no almoço ou jantar ou até em ambos de todas as crianças de lá) . Ele pega um pequeno grupo de alunos da escola de seu projeto e mostra toda a carcaça do frango e partes de sua carne sem proveito comercial sendo moídas no processador, depois adicionadas de farinha e aditivos químicos para realçarem o sabor de "frango"- até aí, as crianças faziam cara de desgosto e nojo.
Então, Jamie pega pedacinhos pequenos dessa mistura, os achata em forma de nuggets e empana com farinha. Então coloca os pedaços na frigideira. E finalmente pergunta: vocês comeriam isso? A resposta (surpreendente): Siiiimmmmmmm.
Jamie fica perplexo. Pergunta por que, mesmo vendo as coisas nojentas que fazem parte da produção do frango empanado, as crianças comeriam os nuggets. A resposta: Porque estamos com fome.
A questão é: Pode ser lixo, carcaça, aditivo, químico, soja e milho de excedente de produção, enfim, qualquer porcaria. Apenas o apresente de maneira bonitinha, adicione realçadores de sabor e coloque em uma embalagem atrativa. As crianças comerão. Chocante, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário