Help those suffering in the Horn of Africa

17 setembro 2010

High Fructose Corn Syrup x Corn Sugar



A associação de produtores de milho americana submeteu um pedido ao FDA (US Food and Drug Administration) para mudar o nome do xarope de milho de alta frutose - Hight Fructose Corn Syrup (HFCS) para açúcar de milho (corn sugar). HFCS = uma mistura de frutose e glicose.

Alguns cientistas têm indicado em suas pesquisas que o consumo de HFCS de alguma maneira corrompe as funções metabólicas normais do nosso organismo, mas os resultados ainda são inconclusivos. Assim, por enquanto o aviso é de que o HFCS é tão prejudicial quanto o açúcar de cana, ou de beterraba, e abusar de qualquer um deles faz mal à saúde.

Devido à associação de HFCS com os altos índices de obesidade do país, consumidores andam procurando a lista de ingredientes dos produtos, e se acham este ingrediente por lá, evitam comprar. Assim, os produtores/refinadores de milho foram imensamente prejudicados, pois as indústrias estão procurando substitutos para este produto, dada sua má fama. Alguns produtos ultimamente até colocam em suas embalagems "HFCS free", assim como indicam "trans fat free, cholesterol free", etc,

Mas seria realmente o HFCS a nova gordura trans? Será que esse temor tem fundamento? Bom, sabemos que as pesquisas de nutrição, a cada vez nos induzem a pensar diferente.. Antigamente a gordura era coisa do mal, depois o carboidrato simples virou coisa do mal, agora é a gordura trans o nosso inimigo da vez... Por enquanto, os pesquisadores ainda não conseguiram concluir razoavelmente que o xarope de milho de alta frutose (ufa!) é prejudicial... Mas, se olharmos pra trás, nada impede de eles falarem que faz mal hoje, e daqui 2, 3 anos, redimirem o produto da culpa.. Ou seja, pesquisas nutricionais oscilam.. Marion Nestle, pesquisadora renomada e autora de vários livros sobre o assunto, disse que é realmente difícil levar a certo as pesquisas nutricionais. Nem mesmo os pesquisadores entram em acordo.

Quantas vezes você já viu recomendações do tipo: comer carne vermelha 42 minutos antes de treinar musculação auxilia no metabolismo. Ou: comer chocolate seguido de chá de pimenta antes de dormir eleva a serotonina (??). Tá bom, estou exagerando, mas o que quero ressaltar é que é melhor ser racional. Nada que é demais faz bem, em se tratando de comida, especialmente açúcar e gordura. E ponto final. Certo?

Fonte: NYTimes

Um comentário:

  1. a frutose nao sofre a ação da insulina, gerando glicação e sobrecarga hepatica, semdo responsavel por varios disfunçoes, a fhtcs é responsavel pela sindrome metabolica, é muito pior que a sacarose.

    ResponderExcluir