Help those suffering in the Horn of Africa

13 dezembro 2010

Os piores alimentos, segundo a Anvisa


       Um relatório publicado recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), revelou algumas verdades amargas sobre os produtos alimentícios industrializados. A pesquisa foi realizada durante o ano de 2009 com amostras coletadas no mercado brasileiro. A agência aponta o risco da oferta excessiva dos produtos "errados", com densidade energética alta e mais baratos, para o consumidor, o que vem gerando um aumento no índice de pessoas com sobrepeso e obesas no país. (Segundo o IBGE, metade da população brasileiro se enquadra em uma das categorias, e uma em cada 3 crianças também)..


O macarrão instantâneo e os temperos prontos desse macarrão foram apontados como os produtos com maior concentração média de sódio, dentre 20 categorias de alimentos industrializados analisados.  Em algumas amostras ficou constatado que, ao comer uma única porção do macarrão instantâneo, a pessoa está ingerindo 167% do sódio recomendado para ser consumido durante todo dia. 

Entre os refrigerantes e sucos industrializados, o estudo constatou que os refrigerantes de baixa caloria têm mais sódio que os normais, e os néctares apresentam maior teor de açúcar que os refrigerantes e os sucos.
O sódio participa de funções básicas importantes do organismo, sendo responsável por equilibrar a quantidade de água, contrações musculares, impulsos nervosos e ritmo cardíaco entre outros. Entretanto, o excesso da substância é apontado como um dos responsáveis pelo aumento dos registros de doenças crônicas, como hipertensão, problemas cardíacos, de colesterol e de rins e obesidade.

A gordura saturada é de origem animal e encontrada em carnes, leites e seus derivados. O organismo humano necessita desse tido de substância, mas em quantidades pequenas. Somente quando consumida excessivamente, elas podem causar problemas cardiovasculares.

O biscoito de polvilho, segundo o estudo, é o campeão na concentração de gordura trans. As gorduras trans são as vilãs da história, pois diminuem o colesterol "bom" (HDL) e aumentam o colesterol "ruim" (LDL), elevando o risco de obesidade e complicações cardíacas. Ela é produzida por meio de processos químicos e adicionada a uma imensidade de produtos industrializados como margarina, biscoitos e sorvetes, aumentando seu tempo de prateleira.

O estudo será encaminhado ao Ministério da Saúde, para que seja pactuado entre Governo Federal e as indústrias de alimentos uma redução das quantidades de gorduras, açúcar e sal nos alimentos processados, coisa que já vem acontecendo nos EUA ultimamente, dado os dados alarmentes de saúde pública naquele país.


O que se deve fazer? Ler o rótulo. Consumir de maneira consciente não é parar de consumir, mas consumir menos e diferente. Cabe ao consumidor procurar uma alimentação equilibrada também com produtos naturais, frutas, verduras, legumes. E, no caso dos industrializados, dar preferência aos que apresentam as menores concentrações de sódio, açúcar e gorduras saturadas.


Fonte: Instituto Akatu

2 comentários:

  1. É Ju... é bizarro esse estudo. De fato, quem nunca comeu um miojo na hora da pressa ou da preguiça? Ainda bem que não temos o hábito, lá em casa, de comer nada super industrializado.
    Obrigada pelas infos e parabéns pelo blog!
    Beijos, Juzona

    ResponderExcluir
  2. É Ju... é bizarro esse estudo. De fato, quem nunca comeu um miojo na hora da pressa ou da preguiça? Ainda bem que não temos o hábito, lá em casa, de comer nada super industrializado.
    Obrigada pelas infos e parabéns pelo blog!
    Beijos, Jusona

    ResponderExcluir