Help those suffering in the Horn of Africa

14 outubro 2010

Mark Bittman - sobre hábitos alimentares sustentáveis.

Veja abaixo a entrevista de Mark Bittman (Autor de Food Matters, e agora de Food Matters Cook Book), em inglês, sobre o que cada um pode fazer pra melhorar a perspectiva de preservação do planeta a longo prazo, quando se trata de hábitos alimentares. Eu já bati nessa tecla várias vezes, mas vou repetir: a indústria funciona sobre demanda. Se as pessoas demandarem mais alimentos saudáveis / com selos de certificação de produção responsável, essa produção vai aumentar e eventualmente substituir certa posição que hoje quem ocupa são alimentos de origem animal super processados e que impactam o meio ambiente.

 O mundo pode sustentar a demanda global de uma dieta espelhada na americana? Não. Mas a tendência dos países em desenvolvimento é desenvolver uma dieta similar, à medida que eles vão crescendo economicamente. Isso também se reflete nos hábitos de consumo (grandes carros, eletrodomésticos, etc).
O próprio autor não é vegetariano, e nem indica que isso é necessário. É apenas uma questão de olhar a proporção das coisas. O ideal, segundo especialistas, seria ter uma alimentação baseada em até 80% em produtos de origem vegetal, e 20% do restante. O que acontece hoje pra maioria de nós é 80% de alimentos processados, produtos derivados de animais, e junk food, e o restante de vegetais. Se fizermos uma mudança baseada no recomendado para 10% do que comemos, isso já é um progresso. E se todo mundo fizer isso, é capaz de vermos essa diferença. E se conseguirmos fazer 10% mudar, depois aumentamos o alvo pra 20%. O importante é não ser extremista nem de um lado nem de outro, e sempre procurar o melhor. Afinal de contas, é comida.

O autor ainda destaca que não devemos nos preocupar se o que comemos é orgânico ou não. É preferível que se comam vegetais, mesmo que convencionais, contanto que se coma.



Mark Bittman On Why Food Matters from GoodFoodRevolution on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário