Help those suffering in the Horn of Africa

12 agosto 2010

Sobre os aditivos químicos usados nos alimentos

The Truth About Food Additives
Via: Weight Loss



Eu sei que eu coloco muuuuitos infográficos nesse site.. Mas é que eles cumprem tão bem seu papel (o papel de informar e ao mesmo tempo entreter, prender a atenção), que eu acho interessante colocar assuntos dessa forma... Os que eu coloco aqui são os que eu tenho certeza que vão desempenhar melhor o papel de informar sobre um tema polêmico, do que eu simplesmente escrever um post... OK?

Bom, todo mundo sabe que quanto mais a comida dura na sua despensa, mais cheia de aditivos/conservadores ela pode estar, certo.. Mas o infográfico acima fala sobre os mais usados (benzoatos, nitritos, sorbatos, e umas outras palavrinhas que se formos prestar atenção estão presentes em vários produtos que consumimos) e nos chama a atenção para o fato de que somos nós mesmos os culpados pelo boom de aditivos na nossa comida. A demanda que gera o uso. Essa vida corrida, essa busca incessante por conveniência... A indústria simplesmente respondeu ao que pedíamos... Eles simplesmente querem um atestado que os permitam comercializar tais aditivos, eles não vão muito a fundo nas consequências a longo prazo de seu uso... Eles querem lucro, senão não sobrevivem. Cabe a nós ver o que colocamos pra dentro do corpo. Concordam com isso?


Agora, a título de curiosidade.. Eu já tinha ouvido que produtos derivados de insetos originam o sabor artificial de morango usado pela indústria.. agora as glândulas anais do castor produzirem o sabor de framboesa, estômago de vaca, cabelo humano... Isso tudo pra mim é novidade.


Ah! E quanto ao lance da refeição de fast food que não estragou, há várias versões para explicar o motivo. Uns alegam que é porque ela deixou no escritório, que é um lugar com ar condicionado, baixa umidade, e por ser uma comida com alto teor de sódio, não ia se deteriorar mesmo.. Mas não deixa de ser assustador, né. Qualquer alimento "que se preze" deve estragar um dia, certo? Ou não?

Um comentário:

  1. Primeiramente quero dizer que embora nao fale nem leia fluentemente inglês, acho que o fato de vc postar infoblogs cumprem seu papel de informação de determinado fato. Analisando o assunto em sí, e usando de um pragmatismo real, penso ser impossível que a humanidade toda tenha uma alimetação natureba sem nada dessas porcarias adicionadas a tudo que comemos. Ha que se ter um equilibrio entre o que é saudável e economicamente viável para industrialização de alimentos para a massa humana que habita o planeta. Comer bem é comer é comer com equilibrio, na quantidade, na qualidade, auspiciando ao máximo cada alimento, seja ele de que origem for, com devida seleção qualitativa.

    ResponderExcluir