Help those suffering in the Horn of Africa

27 julho 2010

Risco ou Solução


O que vocês acham dos alimentos transgênicos? Mais um risco pra gente correr, ou uma solução para os problemas da fome desnutrição mundial? Enfim, se formos analisar a fundo, fica difícil separar a linha tênue entre os interesses econômicos na biotecnologia (produções maiores a menor custo) versus os benefícios à sociedade e ao meio ambiente trazidos pelo cultivo de organismos geneticamente modificados.

Os alimentos, logicamente contêm nutrientes orgânicos, e o alimento Transgênico possui organismos de outras espécies (mais comumente bactérias) - algumas propriedades dessas bactérias são desejáveis e se espera que elas se manifestem nos alimentos em que foram inseridas. Há genes bacterianos que, por exemplo, dão resistência a pragas da lavoura, há outros que são resistentes a inseticidas/pesticidas necessários à produção em grande escala (tanto o OGM quanto o pesticida são fabricados pela mesma empresa, got it?)

Assim, olhando de longe, transgênicos parecem ser "the way to go"... certo? São fáceis de predizer, de alta produtividade, resistentes a remédios, completamente controlados... Aí é que está. Até que ponto esses genes realmente alteraram a célula em que foram inseridos? Tenho lido a favor e quanto mais leio, menos sei... E parece que o mundo científico está longe de chegar num acordo.. Vou confessar que quando leio de um lado, entendo seu ponto de vista, quando leio de outro lado, também entendo perfeitamente suas acusações e receios... Na realidade, o assunto dos OGMs se mescla com vários outros assuntos frágeis de impacto em todo o mundo - poder, grandes corporações, ética, meio ambiente, pequenos agricultores, fome, subnutrição... Ou seja, os nervos ficam aflorados e o consenso parece cada vez mais difícil.

O Grande risco que EU vejo aí é que a produção seria controlada (por meio de patentes) e se os transgênicos fossem disseminados, os pequenos agricultores ver-se-iam obrigados a comprar sementes pelo preço imposto pelas grandes empresas. Já há algo do tipo ocorrendo na América do Norte, há fiscais dessas empresas monitorando pequenas propriedades para se certificarem que não estão plantando suas sementes sem o devido registro/pagamento. Seria algo como tomar propriedade de algo da natureza.

Outra coisa importante. Como o advento dos transgênicos é relativamente recente, quem garante se eles realmente não são prejudiciais? E eu não estou falando de prejudicial ao meio ambiente (afetando cadeias alimentares), estou falando de prejudicial à saúde no longo prazo... Quem garante que não há conexão entre as doenças da modernidade (câncer, obesidade, problemas cardíacos) com os hábitos alimentares? enfim, é muita dúvida. E se for pra ficar com tanta minhoca na cabeça, eu prefiro optar pelo natural... Até que me convençam do contrário...

EM TEMPO: O Prêmio Nobel da Paz norte-americano, Norman Ernest Borlaug, dizia que a agricultura intensiva era a solução para a fome. Borlaug desenvolveu variedades de trigo e de um pacote de técnicas agrícolas para Índia, no Paquistão e nas Filipinas nos anos 1960, ajudando países do Terceiro Mundo a se tornarem autossuficientes na produção de grãos, rompendo um ciclo histórico de baixa produtividade e dependência extrema de chuva que matava de fome dezenas de milhões em certas regiões durante secas anormais.

Ele ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1970, e foi atacado por ambientalistas: o pacote de práticas agrícolas exportado para a Ásia, que depois virou padrão no mundo todo, incluía o uso maciço de fertilizantes à base de nitrogênio - poluentes da água - e levou à expansão acelerada da área cultivada no mundo, inclusive no Brasil, à custa dos ecossistemas. Mas, se mantivéssemos, por outro lado, os padrões de cultivo de anos atrás, sem o uso de fertilizantes, estaríamos agora sem terras de tudo... Predativismo também não funciona.

Dr. Borlaug dizia que as controvérsias sobre os alimentos transgênicos são emocionais, e até a presente data, nenhuma fonte científica indicou exatamente o que pode e o que não pode causar a bactéria que deu origem aos transgênicos, além dos potenciais fatores positivos que os transgênicos podem trazer como diminuição do custo, aumento da resistência na lavoura e etc.

E você, o que você acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário