Help those suffering in the Horn of Africa

22 julho 2010

HFCS - Um resumo da história.

Devido à maciços subsídios governamentais à produção de milho norte americana, a produção deste país alcançou patamares tão elevados, que, de alguma maneira, o excedente deveria ser escoado.

Por ser um produto relativamente barato, e de exportação não tão interessante para os principais compradores, ter-se-ia que dar um jeito de entuxar milho nos americanos mesmo. Agora, ele está por toda a parte: bolachas, salgadinhos, refrigerante, chocolates, catchup (sim, isso mesmo que vc leu), e mais um monte de coisa. Pra vocês terem uma idéia, 1 acre (em torno de 0,4 alqueire) produz milho o suficiente para adoçar mais de 51000 latas de refrigerante.

Você deve estar se perguntando sob que forma o milho entra em produtos como os citados acima. Sob a forma de HFCS - High Fructose Corn Syrup. O Xarope de Milho de Alta Frutose é usado como adoçante pela indústria de lá há muito tempo, e recentemente tem sido alvo de ambientalistas, nutricionistas, políticos engajados na causa sustentável, e outros. Como eles estão consumindo isso na forma de tantos produtos, que às vezes nem mesmo tomam conhecimento, isso pode ter alterado suas papilas gustativas - ou seja, eles não conseguem mais reconhecer certos níveis de doçura, pois sua papila se "acostumou" a encontrar frutose em tudo quanto é lugar.

A associação de refinadores de milho do país tem feito uma campanha massiva para educar as pessoas no sentido de que corn syrup é "natural". Agora minha opinião: por se tratar de um produto rico em açúcar e processado, é obvio que devemos evitá-lo, na sua proposta original, que é adoçar sucos, bebidas, etc, e muito mais ainda nessas aberrações processadas ao qual ele tem sido adicionado.

Bom, não é nunca demais ressaltar que é SEMPRE melhor dar preferência ao natural, fresco, coisas que vão estragar se você não comer. Resumindo: evite ao máximo coisas que podem ficar no seu armário por meses (e até anos) antes que pereçam. Não pode ser coisa boa pra colocar pra dentro. Claro que é conveniente, barato e rápido. Mas, podendo evitar, faça um favor à sua saúde. Este é um exemplo claro de que nós não sabemos o que contém os alimentos processados..

Um documentário que ainda não tive oportunidade de ver, mas que me recomendaram é o King Corn. Quando eu tiver a oportunidade de assistir eu escrevo mais sobre o assunto aqui..

http://www.kingcorn.net/

Um comentário: