Help those suffering in the Horn of Africa

15 abril 2011

Pepsico lança embalagem feita de planta

A Pepsico anunciou que vai lançar uma nova garrafa feita 100% de material a base de plantas, o que, afirma a empresa, vai reduzir significamente sua pegada ecológica. A garrafa é feita de grama, pinha, milho e outros materiais. No futuro, ela pretende usar também cascas de laranja, aveia, restos de batata e outros subprodutos de suas plantas de processamento de salgadinhos. A nova embalagem parece e protege exatamente como sua predecessora, ou seja, não vai dar pra distinguir.



 A PepsiCo também afirmou que vai ser a primeira garrafa no mundo a usar um tipo de plástico PET feito completamente de materiais vegetais. A Coca Cola atualmente produz garrafas usando 30% de materias de plantas e recentemente estimou que levaria vários anos para produzir uma garrafa que use 100% destes materiais.

As embalagens de plástico tradicionais são feitas a partir de combustíveis fósseis, como petróleo, de uso limitado e custo crescente. Ao mudar pra materiais de plantas, as empresas vão diminuir seu impacto ambiental. A Pepsi diz que o novo plástico vai custar a mesma coisa que o convencional.

Além disso, a empresa, como já publicado neste blog, lançou também um salgadinho com embalagens compostáveis. Além disso, lançou o "Naked Juice", vendido em uma garrafa feita de 100% de plásticos reciclados.

A nova embalagem vai começar a ser testadas com umas cententas de milhares de pepsi em 2012. Uma vez que eles possuam tecnologia para produzí-la em escala, vai converter toda sua linha de produtos à nova tecnologia. Ponto pra Pepsico.

Fonte: Huffington Post

4 comentários:

  1. Adorei, Ju! Demorou para haver essa substituição... Será que em breve teremos essas embalagens nos supermercados? Beijos

    ResponderExcluir
  2. Certa feita uma doceria alardeou efusivamente que havia, para alegria dos glutões e glutonas, inventado a torta de morango light. O invento trazia na estampa o fato de que parte dos ingredientes eram de origem menos calóricas do que os tradicionalmente usados. Esse anuncio da Pepsi me faz lembrar da torta. Certamente, a parte os benefícios do uso de embalagens de origens limpas, trata-se de um engodo popularesco no que se refere ao produto em si. Digo isso porque há muito é sabido que refrigerantes como a Pepsi, coca e companhia, em nada ajudam a saúde, o sistema, ou o bolso de quem quer que seja. Portanto, a interpretação da divulgação do invento, há que ser tratada com ressalva. Por mim, que não bebo esse tipo de extrovenga comercial, não haveria sequer necessidade de sua comercialização. De outro prisma, é como dizer: olha vc está tomando um venenozinho, mas ele vem em embalagem natureba ta! Podem beber a vontade! Ah...não esqueçam de pedir meia torta de morango Ligth para acompanhar.

    ResponderExcluir
  3. Deus me livre!
    Se o PET q é estavel e estudado a tantos anos já deixa oligomeros e compostos residuais no produto, tipo bebidas de baixo pH, imagine eu um polímero novo, de origem orgânica e com certeza menos estável.
    Esperar resultado pra avaliar benefícios.

    ResponderExcluir