O Wal-Mart pediu aos seus fornecedores para que eles o ajudem a oferecer mais alimentos orgânicos. Isso mesmo. E isso fez com que alguns dos maiores produtores alimentícios americanos corresse atrás de versões orgânicas para seus "best sellers" (como a Kraft - macaroni & cheese, e a Kellogg`s - Cereais).
O Wal-Mart concluir que vender mais produtos orgânicos vai modernizar sua imagem e aumentar seu apelo a consumidores urbanos e atuais. Esse interesse é capaz de mudar a indústria de orgânicos no país, talvez no mundo, dado o tamanho do poder de compra da gigantesca cadeia de supermercados.
Alguns produtores orgânicos aplaudiram a iniciativa, dizendo que os esforços da cadeia vão aumentar substancialmente a área dedicada a produtos orgânicos e a quantidade desses produtos disponível para o público,
Mas outros dizem que isso vai acabar prejudicando os produtores orgânicos, vai abaixar os padrões para caracterização de orgânicos e irão ainda diminuir os benefícios ambientais da agricultura orgânica. Alguns nutricionistas falam ainda em "desculpa" pra se vender porcarias, colocando um nome moderno na embalagem.
A cadeia ainda diz que pretende vender produtos orgânicos por apenas 10% a mais que o valor dos comuns (o normal é de 20 a 30%). A cadeia de orgânicos ainda é 2.4% do comércio total de alimentos nos EUA< ela vem crescendo de 15% por ano nos últimos 10 anos. A Agricultura Orgânica surgiu nos anos 70 como reação às fazendas de larga escala que confinavam animais e aumentavam discriminadamente o número de pesticidas e fertilizantes químicos nas suas produções. Muitos que a defendem, consideram a agricultura prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana.
Fonte: NY Times
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