Os baques de fornecimento de alimentos causados por condições anormais do clima durante o ano de 2010 (como o excesso de chuvas no Canadá e a seca na Rússia) vão sacudir os mercados agrícolas em 2011. Os alimentos, alimentos para animais e bebidas vao subir em torno de 5% no mundo, mais do que o esperado.
Os produtores de alimentos vão cobrar mais pra compensar o preço alto das commodities. Sara Lee vai cobrar mais por seus produtos derivados da carne, pão e café. As produções de trigo no mundo (fora das áreas russas e canandenses) vão crescer, estimuladas pelo preço alto desta commodity. Isso vai ser suficiente pra suprir o crescimento acanhado da demanda, porém a subida de preço do trigo deve ser da ordem de 8%.
O consumo mundial de carne vai crescer em torno de 2%, devido principalmente aos mercados em desenvolvimento. Espera-se uma oferta muito alta de açúcar, e café, devido a produções altíssimas de Brasil e Colômbia. Isso é má notícia pros produtores, mas boa pra quem bebe café. Especialmente se você gosta dele doce.
Fonte: The Economist
Nenhum comentário:
Postar um comentário